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Tuesday, October 10, 2006

Escola Cultura e Sociedade

Atividade 3

1) Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
R: A influencia das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos e pelos resultados que provém dos próprios homens, é a ação dos membros de uma mesma geração uns sobre os outros difere das que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.

2) Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que ocorrem?
R: O fim da educação é desenvolver em cada individuo toda a perfeição de que ele seja capaz.
Fazer do individuo um instrumento felicidade para si mesmo e seus semelhantes.

3)O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
R: Acredito que a educação no mais amplo sentido é constante, e a busca da perfeição, mas esta perfeição é individual conforme as vivencias sociais levando em conta o momento do individuo, a necessidade que cada individuo tem em cada situação de sua vida.
Precisamos educar considerando as experiências sociais, culturais e intelectuais, ou seja, respeitar suas histórias de vida, linguagem e costumes.
A educação só existe quando o educador oferece uma serie de instrumentos a quem está sendo educado.

4)De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
R: Como há na evolução da humanidade novos valores, esta é a razão de não haver uma formula ideal de educação.
Então cada sociedade faz do homem certo o ideal, tanto no ponto de vista intelectual quanto físico e moral que esse ideal em até certo ponto o mesmo para todos os cidadãos. Não existe futuro ideal ou pessoas ideais para que a democracia possa começar. O seu momento ideal é sempre o presente com as pessoas presentes. Não podemos adiar, pois adiando, jamais veremos este momento ideal acontecer.

5) Segundo o autor, que função o ideal a ser realizado têm que suscitar na criança?
R: A sociedade faz do homem certo ideal tanto no ponto de vista intelectual, quanto do físico e moral esse ideal é até certo ponto ele se diferencia segundo os meios particulares que toda sociedade encerra sua complexidade. Esse ideal ao mesmo tempo uno e diverso é que constitui a parte básica da educação.
A sociedade em seu conjunto é cada meio em particular que determinam este ideal a ser realizado.

6) A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontraram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo numero de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destine” o que conclui Durkheim? Explique.
R: Para isso é preciso que o adulto deixe de se julgar dono da verdade abrindo mão da vaidade e ter a sua idéia realizada e admirada, é necessário dar lugar a idéia do outro deixar que outros lírios apareçam.
É importante que as crianças passem pela experiência de verem realizadas as suas idéias e vontades, deixar a criança estar no mundo como alguém capaz de realizar sonhos de projetar.

7) Como o autor explica que sociedade e individuo são idéias dependentes?
R: A sociedade para sobreviver e se transformar precisa dos indivíduos, pois a relação entre sociedade e individuo é bastante intima e inseparável.
O desenvolvimento social exige cada vez mais uma formação mais ampla e profunda, pois o mundo esta mudando velozmente.
Quando um deixa de cumprir seu papel isso só irá trazer conseqüência para a outra.

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