BLOG DA LI

Friday, November 24, 2006

ECS-9
Este é o link do nosso grupo.
http://www.ufrgs.br/tramse/pead/colabe/2006/11/grupo-formado-atravs-da-letra-c_09.htm

Tuesday, November 14, 2006

ECS – Weber II
Visitando os blogs dos colegas


Lendo e analisando os comentários dos textos dos colegas, sendo que eram para todo o grupo, tive a oportunidade de conhecer a idéia, o entendimento e a opinião de nossos colegas, aprendendo muito mais com eles.
É muito importante saber que de um único texto podemos gerar varias interpretações, pois cada pessoa tem sua própria idéia. Observando o Fórum pude perceber que a educação precisa considerar o professor como um ser de muita experiência e com funções especificas de acordo com o seu modo de vida, juntamente com suas influencias no meio social em que vive.
A educação no nosso ponto de vista, devemos construir novos conhecimentos, desenvolver aptidões diferentes, considerações morais e intelectuais.
Percebi também que se fez presente uma hierarquia de dominantes e dominados fazendo prevalecer as regras, as crenças, as normas, as leis e os decretos.
Precisamos fazer algo que ajude a modificar a sociedade capitalista de acordo com a idéia de Marx.
Me senti satisfeita em poder compartilhar, com meus colegas, os meus conhecimentos. Pois, é muito satisfatório.



ECS 8

Quando observei a atividade 8 da interdisciplina E.C.S., logo despertou em mim uma curiosidade de conhecer os colegas de outros
pólos.
Então fiquei pensando o quanto seria bom poder aprender com estes colegas, pois sei que cada um tem uma realidade diferente da minha, proporcionando um grande conhecimento, já que estamos na busca do mesmo ideal, na expectativa de buscarmos juntos o crescimento e as experiências, de servos vitoriosos no final desta caminhada.


Eliane Klein Vieira

Monday, November 06, 2006

Ecs:6 Weber II

Análise Educacionais

No texto de Weber os três tipos de denominação legítima ele destaca as relações entre a classe dominada e a classe dominante , sendo que a denominação legítima se faz presente nos dias de hoje vou relatar algumas experiências vivenciadas no meu local de trabalho , trabalho este que faço com muito carinho e dedicação.

Ser / estar X Papéis
Todos os anos nós nos deparamos com o famoso plano de estudo que recebemos o qual será referente a série que iremos trabalhar.
Este plano é um conjunto de métodos e medidas para a execução dos objetivos e conteúdos que serão estudados podemos então dizer que este plano de estudo seria uma denominação legal em virtude do estatuto. Este estatuto determina os conteúdos que vamos trabalhar , os temas que serão desenvolvidos e o tempo disponível.
O professor deverá obedecer as regras , dirigir suas aulas conforme o currículo escolar , então o professor tem o papel de mediar os conhecimentos a partir de um regulamento.
Estas denominação limita o trabalho do professor, e assim podemos perceber que com esta denominação não é analizado a qualidade e a aprendizagem mas sim a eficiência do professor em conseguir cumprir o plano de estudo, fazendo com que o aluno não aprenda aquilo que lhe é passado submetendo a aprender superficialmente.
Precisamos refletir e demonstrar que é mais relevante uma maior quantidade de experiência em torno de uma menor quantidade de assuntos .
Em minha vivência escolar também posso relatar algo sobre Ensino Religioso, no começo de minha carreira nos professores tínhamos a idéia de que ensino religioso se tratava de uma única religião e que cada indivíduo devia seguir somente aquela religião a qual ele fazia parte . Mas a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) mudou esta visão tornando o ensino religioso um estudo de valores e não mais um estudo de religiões.
Hoje em nossas escolas os professores e alunos usam o ensino religioso para fazer uma reflexão ou uma análise de suas vidas.
Todos nós desejamos ser felizes e vivermos de uma forma saudável.

Poder/Hierarquia
Todos nós possuímos dominações, até a própria escola possui suas denominações, pois nos somos regidos por uma Lei conhecida por LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e é através dela que devemos conduzir nossos trabalhos onde serão tomadas as decisões conforme suas diretrizes e bases.
Os educadores vivenciam uma denominação legal, obedecendo as normas, as leis e decretos.



ECS 7:Marx e Engels I


Karl Heinrich Marx foi um filósofo, economista, socialista, um intelectual alemão considerado um dos fundadores da sociologia, estudou Direito e Filosofia e migrando para Paris e depois para Bruxelas , tornou-se amigo de Engels e escreveu o Manifesto Comunista , ele foi o criador do materialismo histórico e do e do socialismo cientifico.
Marx definiu sua doutrina na obra O Capital, baseando-se numa explicação materialista dos fatos econômicos e históricos.
Para Marx o homem é um sujeito portador de necessidades e que para satisfazê-las organizam-se para produzir bens.
Friedrich Engels foi um filósofo alemão que fundou o chamado Socialismo Científico ou Comunista, ele foi o co-autor de diversas obras de Marx.
Engels foi grande companheiro de Marx, um filósofo que analisava a sociedade de forma muito eficiente conquistando assim lugar de destaque na cultura comunista.
Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista.
Marx e Engels vivenciaram e tiveram como contexto histórico restrições imposta a presença dos judeus, eles conviveram com a miséria dos trabalhadores, sendo que a maioria da classe trabalhadora estava submetida a uma rígida disciplina nas fábricas cumprindo longas jornadas de trabalho.
Estes dois seres humanos debatiam suas idéias através de um pensamento político que muitos entenderam sendo um método e determinar a realidade chamando-o de materialismo histórico dialético que mais tarde veio a ser denominado de marxismo.
Marx tem uma base conceitual econômica aprofundada sobre a relação entre a população e a economia no caso da teoria da acumulação capitalista ele coloca a população numa posição de dependência da economia
Marx deixou claro a íntima relação entre o conhecimento e os interesses da classe revolucionária existente na sociedade capitalista, por eles produzidos eram os porta-vozes dos interesses da burguesia sendo que os comunistas e os socialistas constituíam os representantes da classe operária. Ele diz que a população depen de da economia.

“Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem,”

ECS 6: Weber II

Lendo o texto de Weber podemos observar o quanto suas idéias fizeram e fazem parte do nosso dia-a-dia.
Na área da educação encontramos exemplos de denominações que nos acompanham e fazem parte da nossa vida.
A estrutura educacional está embasada na LDB (Lei de Diretrizes e Bases) a partir delas são tomadas as decisões que dizem respeito as práticas educativas.
Para Weber há uma preocupação em relação a educação e esta preocupação ele se refere aos diplomas e os certificados.
Somos dominados em relação aos nossos alunos mesmo não tendo controle total da situação dos alunos sendo que muitos admiram nosso exemplo de liderança.

Friday, November 03, 2006


ECS 8

Olá, pessoal!
Esta é a minha figura para esta atividade. Quem tem igual?
Meu email: kleinvieira@yahoo.com.br
Aguardo contatos e visitas.