BLOG DA LI

Monday, November 06, 2006

Ecs:6 Weber II

Análise Educacionais

No texto de Weber os três tipos de denominação legítima ele destaca as relações entre a classe dominada e a classe dominante , sendo que a denominação legítima se faz presente nos dias de hoje vou relatar algumas experiências vivenciadas no meu local de trabalho , trabalho este que faço com muito carinho e dedicação.

Ser / estar X Papéis
Todos os anos nós nos deparamos com o famoso plano de estudo que recebemos o qual será referente a série que iremos trabalhar.
Este plano é um conjunto de métodos e medidas para a execução dos objetivos e conteúdos que serão estudados podemos então dizer que este plano de estudo seria uma denominação legal em virtude do estatuto. Este estatuto determina os conteúdos que vamos trabalhar , os temas que serão desenvolvidos e o tempo disponível.
O professor deverá obedecer as regras , dirigir suas aulas conforme o currículo escolar , então o professor tem o papel de mediar os conhecimentos a partir de um regulamento.
Estas denominação limita o trabalho do professor, e assim podemos perceber que com esta denominação não é analizado a qualidade e a aprendizagem mas sim a eficiência do professor em conseguir cumprir o plano de estudo, fazendo com que o aluno não aprenda aquilo que lhe é passado submetendo a aprender superficialmente.
Precisamos refletir e demonstrar que é mais relevante uma maior quantidade de experiência em torno de uma menor quantidade de assuntos .
Em minha vivência escolar também posso relatar algo sobre Ensino Religioso, no começo de minha carreira nos professores tínhamos a idéia de que ensino religioso se tratava de uma única religião e que cada indivíduo devia seguir somente aquela religião a qual ele fazia parte . Mas a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) mudou esta visão tornando o ensino religioso um estudo de valores e não mais um estudo de religiões.
Hoje em nossas escolas os professores e alunos usam o ensino religioso para fazer uma reflexão ou uma análise de suas vidas.
Todos nós desejamos ser felizes e vivermos de uma forma saudável.

Poder/Hierarquia
Todos nós possuímos dominações, até a própria escola possui suas denominações, pois nos somos regidos por uma Lei conhecida por LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e é através dela que devemos conduzir nossos trabalhos onde serão tomadas as decisões conforme suas diretrizes e bases.
Os educadores vivenciam uma denominação legal, obedecendo as normas, as leis e decretos.

2 Comments:

Blogger Carla said...

Oi Li! Tudo bem? Cheia de tarefas? Sou do grupo da letra C estou pensando em fazer o comentario sobre esta tarefa no meu blog, para não deixar em atraso! Achei legal conhecer novas colegas! Voçê mora em Três Cachoeiras?Acho que não conheço.... Meu pólo é Alvorada mas moro em Porto Alegre perto de Beira Rio1 Um abraço!

10:30 AM  
Blogger biapedag.blogspot.com said...

Olá, Li. Sou do grupo da letra C, também. Estás como eu, ainda à procura, das colegas que possuem a mesma letra? Bem, pelo menos nos encontramos. É legal conhecer novas pessoas. Eu moro em Porto alegre e trabalho em uma escola municipal. Como estão as coisas no teu Pólo? Estás gostando do curso? Vamos conversar mais... beijo Bia Guterres

1:18 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home