BLOG DA LI

Monday, November 06, 2006



ECS 7:Marx e Engels I


Karl Heinrich Marx foi um filósofo, economista, socialista, um intelectual alemão considerado um dos fundadores da sociologia, estudou Direito e Filosofia e migrando para Paris e depois para Bruxelas , tornou-se amigo de Engels e escreveu o Manifesto Comunista , ele foi o criador do materialismo histórico e do e do socialismo cientifico.
Marx definiu sua doutrina na obra O Capital, baseando-se numa explicação materialista dos fatos econômicos e históricos.
Para Marx o homem é um sujeito portador de necessidades e que para satisfazê-las organizam-se para produzir bens.
Friedrich Engels foi um filósofo alemão que fundou o chamado Socialismo Científico ou Comunista, ele foi o co-autor de diversas obras de Marx.
Engels foi grande companheiro de Marx, um filósofo que analisava a sociedade de forma muito eficiente conquistando assim lugar de destaque na cultura comunista.
Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista.
Marx e Engels vivenciaram e tiveram como contexto histórico restrições imposta a presença dos judeus, eles conviveram com a miséria dos trabalhadores, sendo que a maioria da classe trabalhadora estava submetida a uma rígida disciplina nas fábricas cumprindo longas jornadas de trabalho.
Estes dois seres humanos debatiam suas idéias através de um pensamento político que muitos entenderam sendo um método e determinar a realidade chamando-o de materialismo histórico dialético que mais tarde veio a ser denominado de marxismo.
Marx tem uma base conceitual econômica aprofundada sobre a relação entre a população e a economia no caso da teoria da acumulação capitalista ele coloca a população numa posição de dependência da economia
Marx deixou claro a íntima relação entre o conhecimento e os interesses da classe revolucionária existente na sociedade capitalista, por eles produzidos eram os porta-vozes dos interesses da burguesia sendo que os comunistas e os socialistas constituíam os representantes da classe operária. Ele diz que a população depen de da economia.

“Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem,”

1 Comments:

Blogger Mara said...

Eliane: É importante colocar ao final do texto, a fonte utilizada na pesquisa. Por exemplo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Engels

11:21 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home